Comparado ao semestre anterior, quase não escrevi por aqui e em nenhum outro lugar. Minha última produção escrita foi um artigo para a revista das opções da SEMOP 2011 (evento organizado pelo centro acadêmico da Elétrica para ajudar os bixos na escolha da ênfase) e que resolvi publicar aqui.
A proximidade de eventos de grande magnitude sediados no Brasil - como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016) – somada à necessidade de gestores para os recursos energéticos do país, às crescentes pesquisas de geração de energias renováveis, aos investimentos do governo e de empresas de grande calibre nessa área, à construção de novas hidrelétricas no norte do país e à melhoria dos transportes são alguns tópicos para ilustrar a importância que o profissional de Energia e Automações Elétricas vem ganhando no cenário nacional.
Animou? No entanto, o primeiro contato com uma disciplina com a sigla do departamento acontecerá apenas no ano que vem, meu caro leitor. E será só o começo, porque é no terceiro ano que você ingressa de vez na família, veste a camisa e começa a participar dos eventos que só o PEA organiza: o tradicional churrasco organizado pelos alunos do terceiro ano, a viagem para Itatinga e a aula no bar com o grande professor e diretor Cardoso, e a inesquecível viagem para Itaipu e Furnas.
Isso sem falar das iniciativas feitas por e para os alunos do PEA, como a gestão do Moodle e a Sala Energia, que vai muito além de um simples ponto de encontro: ela é de uso exclusivo dos alunos do departamento e está equipada com computadores de dar inveja em qualquer pró-aluno, além de contar ainda com scanner, impressora, material de escritório e ser um ótimo lugar para estudar e tirar suas dúvidas antes das provas. O departamento conta ainda com o espaço cultural, com churrasqueira e sala com home theater para a realização de eventos, como a recepção dos terceiro-anistas.
No que tange a pesquisa, o PEA oferece várias oportunidades de iniciação científica para os graduandos, nas mais diversas linhas de pesquisa. Com vários grupos de pesquisadores e laboratórios, não é difícil encontrar um projeto com o qual você se identifica, uma boa oportunidade de colocar em prática os fundamentos teóricos aprendidos nas salas de aula. E, falando nelas, porque não mencionar o bom relacionamento entre os professores e alunos do PEA? E dizer que ambos são dedicados, tanto na arte de aprender como na de ensinar? De fato, é um prazer assistir aula num ambiente assim - diferente das salas do biênio onde o professor nem faz idéia de quem você seja - e dividí-la com seus amigos (não apenas colegas) pelos, quem sabe, próximos 3 anos de faculdade?
Por último, não importa a ênfase, sempre é preciso sacrifício e dedicação. Como você já enfrentou um ano de Poli, acredito que tenha maturidade de entender que nem tudo é um mar de rosas, esse texto é só um pouquinho do departamento pelo qual fiz a minha opção. Um último recado: o PEA não escolhe você, você escolhe o PEA!
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