domingo, 3 de julho de 2011

Evento do Kekanto para blogueiros: Bar Ludovina

Compareci ao evento do Kekanto para blogueiros no Boteco Ludovina , nessa sexta. Mesmo doente, atendi ao chamado e cheguei ao local de carona com a Vânia e o Luiz Gustavo, depois de pegar um trânsito danado nas ruas próximas. É sempre um prazer rever o casal e muito me estima a consideração que eles têm por mim. Estive ausente no Kekanto e vou procurar me dedicar mais!


Mal entramos no bar e fomos direcionados à mesa onde o Bruno nos esperava. Tive o prazer de conhecer o Antônio Cruz e a Mariana, da Fábrica de Bares. Mal sentei na mesa e já tinha uma bela taça de chopp Brahma claro. Resolvi não beber (ainda) pois não havia comido nada e achei melhor esperar.


Como fui um dos primeiros a chegar, optei por dar uma volta pelo bar e conhecer melhor o lugar. Reparei nas conchas (de cozinhar) e canecas penduradas no teto e a decoração que faz você se sentir na casa da sua avó. Li que o Boteco Ludovina é uma dedicação do empresário Álvaro Aoás do Bar Brahma - ouvi uma porção de histórias sobre ele, contadas pelo Luiz - à sua mãe, a Dona Ludovina.


Fazia tempo que não via uma porção de utensílios e fiquei vários minutos apreciando cartazes de propagandas antigas da Antártica. O ambiente dá a sensação de um lugar acolhedor e cuja tranqüilidade é realçada pelas melodias de mpb cantadas ao vivo. Aos poucos, mais convidados chegavam e se assentavam. Fui apresentado como blogueiro e "Prefeito da cidade de São Paulo", referência ao título do Kekanto. Tive o prazer de conhecer o Carlos e a Denise, do Tabeteimasu e a Karla e seu namorado, da Marmotona. Eis que nos foi então servida a primeira porção da noite: bolinhos de arroz com recheio de abóbora e camarão, acompanhada de uma explicação elaborada pelo chef.


Não deixo de acrescentar a doce e simpática presença da Chef Lelena, que sentou junto conosco e brincou, provando os bolinhos, que esse era o momento do "controle de qualidade". Perguntei a ela sobre sua formação acadêmica (se ela tinha se formado em Gastronomia) e obtive uma resposta humilde e carismática: "Na minha época, nem curso existia!"


Outras tantas porções de boteco nos foram servidas, cada qual uma receita interessante: pastéis de vento (sem recheio) que permitem a você brincar de ser chef e escolher o que colocar dentro deles e um delicioso escondidinho de carne seca, servido como uma sobremesa. Depois de provar tantas delícias, finalmente me rendi ao chopp claro da Brahma: combinação perfeita para um happy hour entre amigos! E eu bebi com moderação! Um pouco mais tarde, pude conhecer a Fernanda e o Elvio, ambos muito simpáticos e que colocaram o assunto da cerveja na mesa, e a Vanessa - do blog Odisséia Gastronômica - e seu namorado. Tiro o chapéu para o atendimento, os garçons não deixaram faltar chopp! E uma grelha com legumes e espetinhos foi servida ao final, tudo bastante requintado.


Peço desculpas à Vânia pela demora em escrever essa resenha: meu avô faleceu no dia seguinte ao evento e minha vida ficou de pernas para o ar, além de estar em viagem. Deixo também os parabéns por ela correr atrás dos preparativos e mesmo por cuidar do filho adotado dela.

2 comentários:

Martin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Martin disse...

Eu sou um fã de blogs, eu tenho um monte na net. Eu gosto de falar sobre literatura, gastronomia, cultura brasileira e cinema. Eu queria fazer um sobre ninjas, é um assunto que eu realmente gosto.
Evento do kekanto sp para blogueiros e muito bom!